A história por trás do dia do trabalhador


O 1º de maio como data comemorativa do dia do trabalho foi fixada durante o Congresso Operário Socialista da Segunda Internacional - associação livre de partidos socialdemocratas e trabalhistas, integrada tanto por elementos revolucionários quanto reformistas -, realizado em Paris em 1889. O objetivo era homenagear os Mártires de Chicago, um grupo de sindicalistas condenados nos Estados Unidos pela participação em uma greve iniciada em 1º de maio de 1886 em todo o país e que se estendeu até o dia 4 do mesmo mês, com a sangrenta Revolta de Haymarket. 

A luta para conseguir a jornada de oito horas de trabalho que já tinha sido estabelecida naquele mesmo ano pela Lei Ingersoll, embora os patrões não a cumprissem, rearmou e mobilizou as organizações trabalhistas e sindicais do país resultando na prisão de três trabalhadores e a execução de outros cinco na forca.

Temendo reforçar o movimento socialista, os Estados Unidos e outros países como o Canadá estabeleceram como a primeira segunda-feira de setembro sendo a data do que chamam de Labor Day.

A jornada de oito horas no continente europeu foi aprovada primeiramente na Espanha mediante decreto,  depois da greve La Canadiense, levada a cabo por anarquistas de Barcelona, embora durante a ditadura militar de Primo de Rivera (1923-30) e a de Franco (1939-77) tenha deixado de ser celebrada. Dois meses depois a França fez o mesmo.

Depois da Segunda Guerra Mundial, graças à pompa em países socialistas como a União Soviética e ao aumento de poder dos partidos de esquerda nas nações capitalistas da Europa, o Primeiro de Maio adquiriu maior protagonismo. 

O Vaticano também se viu obrigado a abraçar essa festividade e, em 1954, o Papa Pio XII declarou o 1º de maio o dia de São José Operário. Seu objetivo era dar uma coloração católica a um dia que até então se mostrava hostil à religião e, segundo eles, se baseava no ódio.

Referências:

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/01/internacional/1462078570_224431.html
https://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/i/internacional.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência das mídias nada imparciais

O ser mais inteligente do planeta

Riqueza sobre sangue: Os roubos e as matanças dos grandes colonizadores