Ativistas do Rock


Muitos artistas usam a arte não somente como um meio para ganhar dinheiro, mas também, para dar visibilidade a certas causas sociais. É grande o número de astros e estrelas das diversas áreas artísticas que fazem este tipo de trabalho, mas aqui falaremos especificamente de cinco exemplos de ativismo do mundo do rock.


Rise Against

É difícil pensar em um grupo capaz de lançar um grito de guerra por um amanhã melhor com mais eficácia do que o quarteto de Chicago. Com integrantes vegetarianos, além do vocalista Tim Mcllrath que é vegano, o grupo está sempre engajado em movimentos sociais. Eles também são conhecidos por fazer campanhas recorrentes para o PETA em favor da libertação animal e para a Annesty International.


O Rise Against faz ainda fortes críticas a políticos e corporações, assim como fez campanha de oposição às medidas anti-imigração do governo Trump que acabaram criando uma crise interna nos Estados Unidos graças à política implementada pela Casa Branca de separação de filhos de imigrantes ilegais dos seus respectivos pais e mães e por manterem tais crianças isoladas e confinadas em celas.

A leitura do livro "1984" de George Orwell feita pelo vocalista Tim McIlrath quando ainda não era músico, levou grande influência ao Rise Against. Ele conta que mais que um romance legal e futurista, ficou claro que o autor não falava apenas de um um mundo que ele criou, mas também, sobre a sociedade real. Tim fala ainda que aprendeu muitas lições sobre como a sociedade funciona a partir da obra e que achou muito interessante a ideia de usar o livro como um veículo para levar mensagem às pessoas; um veículo de mudança e conscientização. 

O fato de "1984" fazer críticas à sociedade e ao mesmo tempo narrar um romance, influenciou a banda a fazer músicas de manifesto social, mas também, que falam de amor.


Blink-182

Nenhum dos integrantes do Blink-186 consome carne. Travis Barker que em 2016 entrou para a lista dos “100 Maiores Bateristas de Todos os Tempos” da Rolling Stone é atualmente conhecido também por seus investimentos éticos, paixão pela vida baseada em plantas e, apoio a restaurantes à base de vegetais e parceria com organizações de direitos dos animais.


Barker leva sua saúde a sério, motivo pelo qual segue uma dieta vegana. Mas o músico também é um grande amante dos animais. Em 2017, ele se uniu à PETA numa campanha que incentivava as pessoas a “fazer barulho a favor dos animais” e denunciar, caso vissem um animal sendo abusado ou em perigo.


Barker é investidor da MindRight, uma empresa vegana de “superalimentos com infusão de nootrópicos”, bem como da Crossroads Kitchen . Este último é um restaurante vegano de alta gastronomia em Los Angeles. O baterista também detém ações da cadeia de fast-food à base de plantas Monty's Good Burger, que lhe foram presenteadas por seu amigo Bill Fold, que é um dos fundadores.

O apoio de Barker ao movimento vegano também se estende às colaborações de sua marca. No início deste ano, após o casamento em Las Vegas, Barker e sua esposa trabalharam em uma nova campanha publicitária para promover seu frango vegano.

 
Rage Against the Machine

O Rage Against the Machine conseguiu reunir muitos seguidores por causa de seu rap/metal único e som alternativo, graças em grande parte ao gênio da guitarra Tom Morello. As letras da banda também desafiaram construtivamente as autoridades, abordando questões como a brutalidade policial ("Killing in the Name") e o racismo sistêmico. As visões esquerdistas da banda atacam o governo dos EUA e questionam regularmente a política externa ("Bulls on Parade"), enquanto transformam seus shows ao vivo em um frenesi de paixão. 


Morello, conhecido por seus solos de guitarra e acordes estrondosos, é um artista inovador seja em sua carreira solo ou como membro original dos grupos Rage Against the Machine e Audioslave, duas bandas responsáveis por vários Grammys e um total de 30 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Ele também foi reconhecido pela revista Rolling Stone como um dos “100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos.”


Formado na Universidade de Harvard com honras como especialista em Ciências Políticas, ele tem sido um ativista amplamente reconhecido ao longo de sua carreira. Em 2006 recebeu o Prêmio Eleanor Roosevelt de Direitos Humanos. A família de Morello tem sido uma fonte constante de inspiração política e social, já que seu tio-avô, Jomo Kenyatta, foi o primeiro presidente do Quênia, e sua mãe, Mary Morello, fundou o Parents for Rock and Rap, um contrapeso anticensura para Tipper Gore. 


Green Day 

A banda de rock americana formada em 1986 já ganhou cinco Grammys e vendeu mais de 85 milhões de discos em todo o mundo, tornando um dos grupos musicais que mais vendeu em todos os tempos. 


Desde o início dos anos 2000, o Green Day tem falado cada vez mais sobre questões políticas. Em 2004, eles lançaram o álbum American Idiot em resposta ao então presidente George W. Bush. O álbum foi um grande sucesso e a faixa-título se tornou um hino para o movimento anti-guerra. Em 2009, a banda lançou 21st Century Breakdown, que incluía a canção "Know Your Enemy", um ataque ao Tea Party (movimento social e político dos Estados Unidos). Em tempos mais recentes, a banda vinha criticando Donald Trump, lançando os singles “Troubled Times” e “Back in the USA” em 2017. 


System of a Down

O System of a Down sempre se dedicou de forma significativa dentro e fora do palco à busca pelo reconhecimento estados-unidense do genocídio armênio ocorrido entre os anos 1915 e 1923, provocado pelo Império Otomano.


Seja como for que se queira descrever o grupo, pode-se concordar que a banda geralmente tem algo que vale a pena ouvir quando se trata de política com composições que falam sobre a guerra às drogas ("Prison Song"), burocracia ("Cigaro") e sobre o genocídio armênio ("Holy Mountains").


Junto com o colega Tom Morello (Rage Against The Machine, Audioslave), o vocalista Serj Tankian co-fundou a organização sem fins lucrativos Axis Of Justice em 2002, que se esforça para reunir músicos, fãs de música e organizações políticas de base para lutar por justiça social. 

Referências:

https://www.1news.co.nz/2023/02/12/system-of-a-downs-tankian-joins-activism-and-art-in-exhibit/
https://www.forbes.com/sites/stevebaltin/2021/06/02/who-i-am-rise-against-frontman-tim-mcilrath-on-punk-rock-chicago-1984-and-more/?sh=76c471fb4a7f
https://www.loudersound.com/features/every-rise-against-album-ranked-from-worst-to-best
https://www.playingforchange.com/artists/tom-morello
https://serjtankian.com/pages/about
https://vegnews.com/vegan-news/celebrities/travis-barker-vegan-icon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência das mídias nada imparciais

O ser mais inteligente do planeta

Riqueza sobre sangue: Os roubos e as matanças dos grandes colonizadores